Estreiou na segunda feira, dia 4 de janeiro, no canal Viax do Chile, o Programa Los Improvisadores. O programa de improvisação é o primeiro do gênero na TV Chilena, sendo diário (segunda à sexta) às 23h30 e tem cerca de 30 minutos de duração.

Conduzido por Juan José Gurruchaga, animador do programa, a atriz María Paz Jorquiera e os atores do Colectivo Teatral Mamut (Sergio “Panqueque” DomínguezJuanita Urrejola, Mónica “Mollita” Moya e Nicolás Belmar) participam de jogos de Improviso, nos quais o público lança temas e idéias os desafiando a criar situações na hora

De trás para frente, da esquerda para direita: Panqueque, Mollita, Nico, Juan, Juanita e María Paz

O Colectivo Teatral Mamut foi o anfitrião do último Improfestin 2009 (de que já falei em meu blog pessoal), sagrando-se campeão do Cage Match (torneio de jogos de improvisação), competindo com equipes consagradas como Jogando no Quintal (Brasil), Complot/ Escena (México) e Acción Impro (Colômbia) entre outros.

Quanto ao programa, é composto de jogos com estrutura semelhante aos  Whose Line Is It Anyway? e Quinta Categoria. No Brasil, reconheceremos jogos como o Otra, Sólo Preguntas, Papelitos, Cambio de Estilos. Gostei muito do jogo Pensadores.

A página do programa no site do Viax, contém uma entrevista bastante interessante com os integrantes do programa.

O Viax, também está disponibilizando os programas em seu canal no YouTube.

Para quem ficou curioso, aqui vai o primeiro programa na íntegra.

Anúncios