No Festival IberoAmericano de Bogotá também haverá espetáculos não desportivos. São os outros diversos formatos de Improvisação em que trabalham as companhias teatrais do evento. Eles acontecerão todos os dias às 19h, entre os dias 29/03 a 3/4   no Zona Verde CUR  Coliseo Cubierto Polideportivo do Compensar Ciudad Teatro.

São esses:

HUMOR MIERDA (COMPLOT/ESCENA – MÉXICO)

Dia 29 de março

Quatro elegantes atores interpretam um sem números de abjetos personagens, com o fim de incomodar/ satisfazer o telespectador com suas infames estórias improvisadas. Espetáculo de mau gosto onde as infames e incômodas situações geram reações opostas: nos covardes, risadas fugitivas; nos irrepreensíveis na saída imediata do teatro. Todas as estórias serão improvisadas a partir de respostas do espectador fazem às incômodas perguntas que previamente foram entregues. “Humor Mierda” é resultado da última investigação que o grupo Complot/ Escena realizou no campo da Impro e é a união de duas técnicas. Por um lado, e concernente à forma, o desenho espacial a partir de por em prática dos Viewpoints e composição. E por outro, concernente ao conteúdo, a Impro, onde temos centrado nossa exploração em um tom realista para comunicar os discursos que propomos dentro das 3 estórias que representam (1. O Sistema, 2. A Família e 3. A Intimidade): o abuso do poder nos distintos escalonares da estrutura social, a hipocrisia dentro dos laços familiares e o ridículo e o atroz da relação íntima.

Enquanto “Humor Merda” não tem como principal objetivo fazer rir, como sugere seu nome, abordamos estórias onde a prioridade é gerar situações improvisadas picantes e mordazes e, felizmente entre essas, sempre há quem ria.

CALEIDOSCÓPIO (JOGANDO NO QUINTAL – BRASIL)

Dia 30 de março

De que você se recorda? Como você se recorda? Qual é o gosto das suas lembranças? Por onde você as espreita? Em qual esconderijo sagrado você as conserva?

Caleidoscópio é um espetáculo de Improvisação Teatral que convida os atores do Jogando no Quintal a se debruçarem sobre uma nova empreitada: a construção de uma atmosfera completamente diferente daquela estabelecida em seu espetáculo Jogando no Quintal – Jogo de Improvisação de Palhaços, em cenas não competitivas, de longa duração e sem o uso da “máscara”, o nariz de palhaço que tanto caracteriza o espetáculo de maior sucesso da companhia. O espetáculo, porém, se serve do humor e do distanciamento característico da linguagem clownesca para brincar de construir cenas e viver estórias.

BOTONES (ACCIÓN IMPRO/ COLÔMBIA)

Dia 31 de março

Novo espetáculo de improvisação do grupo de maior reconhecimento no seu país na linguagem.

UN SALTO AL BALDIO (IMPROCRASH! – ARGENTINA)
Dia 1 de abril

Quatro atores criam estórias a partir de frases, títulos e gêneros teatrais ou cinematográficos propostos no momento e pela viva voz dos convidados.Assim, por exemplo, se poderá viver estórias que irão desde o cinema de terror até um filme europeu com tradução simultânea, ou uma improvisação em que não se pode repetir nenhuma palavra ou só se possa falar rimando. Os atores sofrerão ao melhor estilo dos dramas almodovarianos ou das telenovelas venezuelanas, mas todos sob o mesmo risco do imediato e do único, do aqui e agora e, claro, onde o humor é a base de tudo.

IMPROVISTO (LA GATA IMPRO – COLÔMBIA)

Dia 2 de abril

Improvisto é um espetáculo de long form, uma versão do La Gata sobre Harold. Começa com três estórias com informações dadas pelo público que se seguem até que os atores possam fazer com que elas façam parte de um mesmo mundo ou da mesma estória.

EFECTO IMPRO (COLECTIVO TEATRAL MAMUT – CHILE)

Dia 3 de abril

A improvisação levada à sua essência teatral,uma estória em um ato improvisado de uma hora. Cinco atores e um músico se movem no terreno do imprevisível para criar uma comédia do inesperado. A trama vai se tecendo passo a passo por meio dos atores, que apenas com o estímulo do público criam em um espaço vazio um argumento improvisado hilariante e poético. Ao serviço da estória se encontra a música, a qual é improvisada e interpretada ao vivo.

Anúncios